SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas

SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas

SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas. Uso dos mamíferos era muito criticado por organizações de defesa dos animais.

O SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas nesta quinta feira, 17 de março de 2016. O parque  também anunciou que as orcas que estão atualmente sob seus cuidados fazem parte da última geração de orcas do SeaWorld. A companhia irá finalizar todos os projetos de reprodução de orcas a partir de hoje. A Empresa afirmou que a decisão foi tomada porque a sociedade está mudando.

 

SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas 2
SeaWorld anuncia fim dos espetáculos com Orcas

A utilização dos animais em shows coreografados sempre foi polêmica. As baleias viviam em tanques e eram adestradas para se apresentarem para um grande público, junto com seus treinadores.

Há um tempo atrás, os treinadores entravam na água para realizarem as performances junto com os animais, mas após a morte de uma treinadora em 2010 essa prática foi abolida. Outro fator determinante para a reflexão do parque foi a estréia do documentário Blackfish, que faz duras críticas e mostra bastidores do “espetáculo” das orcas. Desde então a Empresa vem sofrendo com o sumiço de grande parte dos visitantes.

Segundo um comunicado oficial, o SeaWorld não libertará as orcas, por considerar que elas já não se adaptariam à vida selvagem. Após saber da notícia, a organização de proteção de animais PETA disse em um comunicado que o SeaWorld deve abrir seus “tanques ao oceano para permitir que as orcas que agora mantém cativas possam ter uma vida fora de suas prisões”.

As orcas do SeaWorld permanecerão nas instalações dos Estados Unidos, nos parques de Orlando (Flórida), San Antonio (Texas) e San Diego (Califórnia), onde protagonizarão “novos e inspiradores encontros” com os visitantes. O novo projeto estreará no parque de San Diego em 2017, e será levado a San Antonio e Orlando em 2019. A companhia de parques indicou que selou uma aliança com a organização de defesa dos animais Humane Society, que servirá para educar os visitantes sobre o bem-estar e a conservação da “vida selvagem e dos lugares em que vivem”.

 

29 anos, leitora assídua, apaixonada por Orlando, pela Disney e por viagem. Cozinheira amadora, vejo na cozinha meu ambiente de felicidade. Amo escrever sobre assuntos que gosto e assim nasceu esse site. Espero que curtam!

Artigos Relacionados